sexta-feira, 25 de maio de 2012

A mania das revistas de culinária e mais uma receita de frango

Segundo algumas vozes discordantes, tenho uma verdadeira adoração por livros e revistas de culinária. Quase um vício, diriam. Tenho alguns livros e imensas revistas, tantas que já não há espaço cá em casa. Apesar dessas vozes discordantes, as revistas novas continuam a aparecer por aqui e ainda vou arranjando um espacinho para elas. Uma das últimas a entrar pela porta foi a edição especial nº 3 da Easy Food com muitas receitas agradáveis e práticas de fazer. Foi de lá que retirei a ideia destes pedaços de frango assado no forno, com mel e mostarda, que se revelaram deliciosos, acompanhados de um puré de batata e cenoura.

Frango dourado com mel e mostarda com puré de batata e cenoura 


Ingredientes (para duas pessoas):

(para o frango)
500 gramas de frango com a pele, cortado em pedaços pequenos (usei pedaços da coxa, perna e asas)
1 colher (sopa) de sementes de mostrada
2 colheres (sopa) de mel
Sal e pimenta

(para o puré)
Batatas
Cenouras
Leite
Noz moscada
Sal e pimenta
Margarina

Fiz assim:
Temperei os pedaços de frango com sal e pimenta. Numa taça larga misturei o mel com as sementes de mostarda. Juntei o frango e envolvi tudo muito bem. Numa assadeira dispuz os pedaços de frango, uns ao lado dos outros. Levei ao forno, pré-aquecido a 200º, durante cerca de 40 minutos, até o frango estar cozinhado. Durante a cozedura reguei o frango com o molho, por duas vezes. Servi com puré de batata e cenoura, que preparei na bimby.

Para o puré, coloquei no copo da bimby 3 batatas médias e 1 cenoura, descascadas, lavadas e cortadas em cubos. Acrescentei leite até mais ou menos ao meio do nível dos outros ingredientes. Temperei com sal, pimenta, noz moscada e um pouco de margarina e programei 30 minutos, velocidade colher, temperatura 90º. No fim do tempo, programei mais 1 minuto, na velocidade 4 e servi com o frango.


Mais uma refeição simples e igualmente deliciosa. O frango com o toque agridoce, convenceu-me totalmente e recebeu largos elogios. O puré ficou muito cremoso, aveludado e a cenoura deu-lhe um sabor especial, levente adocicado, que também adorámos. E talvez seja uma boa maneira de convencer as vozes discordantes de que vale a pena ter algumas revistas cá por casa J


E agora vem aí o fim-de-semana. Cheio de Sol. Toca a aproveitar!!!





Voltou o Sol, com promessas de pic-nics deliciosos e agradáveis passeios à beira-mar. É tão bom encher o cesto e partir. Sair da praia e procurar uma sombra, estender a toalha e desfrutar da refeição entre o canto dos pássaros e a beleza dos girassóis. 

5 comentários:

  1. ficou mesmo bonito esse franguinho, e nao sei porque mas ele piscou-me um olho...bjs

    ResponderEliminar
  2. Também fiz um esta semana, mas com mel e alecrim :) Mas só consigo publicar para a semana, ficou na lista de espera das publicações.
    A avaliar pela fotografia deve ter ficado muito bom!
    Bjcs

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto magnífico!
    As sementes de mostarda dão um toque lindo!

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto muito de revistas de culinária, são ótimas. Este seu frango está com um aspecto muito apetitoso. Bom final de semana.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Eu também tenho um fraco por livros e revistas de culinária, mas estou a tentar controlar-me :)
    E adorei o frango

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.