segunda-feira, 28 de maio de 2012

Desfazer o bacalhau e transformá-lo em bolas arrepiadas

Gosto bastante de pataniscas de bacalhau mas nunca me habituei a fazê-las espalmadinhas e direitinhas como as da minha mãe. Esta é a minha versão de pataniscas, assim mais do estilo de bolinhas arrepiadas. É sempre uma boa forma de se aproveitar bacalhau mas mesmo quando não há sobras, haja vontade e uma posta de bacalhau na arca. Porque ficam deliciosas.

Pataniscas arrepiadas de bacalhau


Ingredientes:

1 posta de bacalhau demolhado
Farinha
1 ovo
Cerveja
Salsa e cebola picadas
Pimenta
Óleo para fritar

Fiz assim:
Desfiei o bacalhau em lascas, rejeitando as peles e as espinhas. Numa tigela, deitei um copo de água e outro de cerveja. Temperei com pimenta e juntei a farinha e mexi bem até ficar um polme grosso. Juntei um ovo e bati novamente, para envolver. Acrescentei o bacalhau, a cebola e a salsa e envolvi bem. Fritei colheres desta massa em óleo quente, de ambos os lados, até ficarem douradinhas. Retirei e deixei escorrer em papel absorvente. Servi com arroz de tomate malandrinho.


E, para dar um colorido especial à semana que está a começar, deixo também uma das flores que continuam a alegrar o ambiente da nossa varanda.





___

3 comentários:

  1. Arrepiadinhos ou não, eu gostei do aspecto.
    Boa semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
  2. As minhas pataniscas também ficam assim, e eu gosto tanto!

    ResponderEliminar
  3. Oi Regina. Mesmo eu não sendo muito fã de bacalhau, me deu até vontade de saborear uma bolinha agora. Boa semana pra você.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.