sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Os dias que espreitam o fim-de-semana

Sexta-feira é dia de sorrisos rasgados. De assobios e dedos a trautear músicas conhecidas. É dia de despedidas curtas e felizes. É cheiro a fim-de-semana. Mas, obviamente, neste caso não de antevê grandes descansos porque há que ultimar as coisas para a Festa de Natal. As filhós vão ser fritas no Domingo, em casa da minha mãe. Amanhã ainda há umas prendinhas de última hora para comprar (sim, porque faz parte de ser português, esta tendência de deixar sempre alguma coisa para a última hora!). Há os votos para enviar por sms e há as últimas receitas para escolher antes de chegar o grande momento. Nada de grave, portanto. Nada que não se consiga realizar, porque afinal, vem aí o fim-de-semana!

Frango com amêijoas à algarvia 


Ingredientes:
(para duas pessoas)

500 gramas de frango do campo, cortado em pedaços e sem a pele
100 gramas de miolo de amêijoa
1 cebola pequena, picada
1 fio de azeite
1 colher (sobremesa) de amido de milho
1 decilitro de tomate triturado
1 decilitro de vinho branco
1 decilitro de natas

Fiz assim:
Levei uma caçarola ao lume com o azeite e a cebola. Deixei a cebola ficar translúcida e acrescentei o frango para alourar de ambos os lados. Quando ficou douradinho, acrescentei o amido de milho e envolvi bem. Deixei suar durante uns minutinhos e juntei o vinho com o tomate triturado e um pouco de água. Tapei e deixei cozinhar. No fim, adicionei as amêijoas para ferver só alguns minutos, antes de acrescentar as natas. Retirei do lume e servi.


Este frango é um clássico sempre delicioso. Cá em casa, adoramos o sabor a mar deste prato. Espero que gostem e experimentem!


Bom fim-de-semana! Beijinhos.





E se todos os teus sonhos não couberem no sapatinho, partilha-os e continua a sonhar. Porque juntos faremos as estrelas brilharem mais intensamente e, assim, verás nascer novos sonhos. E mesmo aqueles que já não estão cá, para partilharem dos teus sonhos e de mais um Natal, leva-os contigo no coração, e verás que a lembrança trará mais sentido a esta Festa de Natal. Porque aqueles que amas nunca serão esquecidos e estarão sempre presentes, em nós, até à eternidade.

1 comentário:

  1. como actualmente trabalho muitas vezes também ao fim de semana, já não sinto o mesmo alívio quando chega a sexta-feira.. mas percebo perfeitamente essa sensação!
    nunca provei frango com ameijoas, deve ficar delicioso!


    e não te esqueças de participar no meu passatempo: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.