quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Os assados combinam com dias felizes

Os dias felizes de Dezembro combinam maravilhosamente com assados no forno. Daqueles que se fazem lentamente, guardando a suculência natural da carne e dos legumes. Os assados tendem, obviamente a demorar o seu tempo no processo de cozedura, no entanto pouco mais que uns minutinhos nos roubam na sua preparação. Basta os temperos, um tabuleiro para os colocar e pronto... lá vão eles directos para a boca devoradora de um forno que os faz sair sempre divinais e prontos a serem devidamente apreciados como merecem. Uma história de final feliz, para acabar um dia de trabalho da melhor forma.

Pernas de frango assadas no forno com batatas e abóbora hokaido


Ingredientes:

2 batatas médias
1 colher (sobremesa) de maionese de alho

1 abóbora hokaido
1 colher (sopa) da mistura Segredos da Margão Alho e Salsa
1 fio de azeite
Sal e pimenta

2 pernas de frango
1 fio de azeite Sal
1 colher (sopa) da mistura Segredos da Margão para Aves


Fiz assim:
Lavei bem as batatas com a pele, piquei-as com um garfo e embrulhei-as em papel de alumínio. Levei ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de uma hora e meia. Preparei o frango, temperei-o com sal, um fio de azeite e a mistura da Margão para Aves. Dispus num tabuleiro e levei ao forno, durante cerca de uma hora e quinze minutos. A meio do processo, virei-o para alourar de ambos os lados. Lavei a abóbora e cortei-a ao meio. Retirei-lhe as sementes e temperei ambas as metades com sal, azeite e a mistura de especiarias da Margão. Coloquei-as num tabuleiro e levei ao forno, durante cerca de 50 minutos. No final, retirei as batatas do forno e rejeitei o papel de alumínio. Com a ajuda de uma faca, dei um golpe nas batatas, no sentido longitudinal e, com as mãos, apertei-as, fazendo sair a polpa para fora. Coloquei por cima a maionese e envolvi. Retirei o frango e a abóbora do forno. Cortei a abóbora em pedaços e servi, com o frango e as batatas.


Uma delícia. A abóbora com o seu sabor adocicado combina de forma excelente com o frango assado.


Espero que gostem e experimentem.
Um dia delicioso para todos.




___

2 comentários:

  1. Olá Regina

    Que bela sugestão, adoro assados. E esse franguinho com a abóbora estão uma perdição.

    Passa no meu cantinho e participa no passatempo que está a decorrer: http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/12/passatempo-faz-tua-receita-com-produtos.html

    Beijinhos e boa semana
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.