terça-feira, 16 de abril de 2013

Um estufado diferente para um jantar calmo e muito saboroso

Há dias em que apetece fazer uma pausa... esquecer os dias nublados e os problemas que vão surgindo. Mesmo os dias que nos trazem momentos tristeza, serão mais tarde lembrados como uma força para outros, que vão precisando do nosso apoio. Há momentos em que apetece parar, deixar o tempo passar e sorrir. E depois continuar. Porque os momentos da vida são sempre poucos e se me apetece fazer uma carne que demora duas horas a estufar, para depois poder saboreá-la em toda a sua plentitude, porque não?
E é delicioso aproveitar o momento de espera e sentir, deliciada, o ar mais ameno que já se sente na varanda enquanto o fogão trabalha, sem precisar da nossa ajuda... e deixar escorrer o tempo, como se não houvesse amanhã.

Bochechas de porco preto em vinho tinto


Ingredientes:
(para duas pessoas)

5 a 6 bochechas de porco preto
1 colher (sopa) de banha
1 cebola, cortada em meias luas
1 dente de alho, picado
1 folha de louro
2 decilitros de vinho tinto de boa qualidade
3 decilitros de caldo de carne
1 colher (sopa) de polpa de tomate
Sal e pimenta

Fiz assim:
Num tacho largo, deitei a banha e levei ao lume até aquecer bem. Temperei a carne com sal e pimenta e coloquei-a no tacho para selar* de ambos os lados. Acrescentei, depois a cebola, o alho e o louro e deixei refogar um pouco. Adicionei a polpa de tomate, o caldo e o vinho e tapei o tacho. Deixei cozinhar, em lume muito brando, durante cerca de uma hora e meia a duas horas (no meu caso demorou 1h35m e ficou tenrinha e suculenta), até a carne estar bem tenrinha e rectifiquei os temperos. Servi com puré de batata.


Apesar de não ser um prato muito fotogénico, como aliás o Rui não deixou de fazer notar, é uma receita deliciosa e uma forma diferente de saborear a carne de porco. Apesar de tudo, tenho notado que as bochechas são difíceis de encontrar, porque já há muito que queria experimentar fazer este prato e não apareciam em lado nenhum, mas assim que as vi, não hesitei. Podem ver aqui de onde surgiu esta ideia.


Não deixem de experimentar.
Um dia delicioso para todos, agora que os dias radiosos de Sol parecem ter voltado.





*Nota: Selar a carne significa dourar rapidamente a superfície da carne, num recipiente bem aquecido, para que os sucos naturais se mantenham no seu interior durante a cozedura, permitindo obter, desta forma, uma carne mais suculenta e menos seca.

5 comentários:

  1. Que giro! Nunca comi! Mas tem um aspeto delicioso.

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  2. Excelente aspecto eu já almoçava novamente.
    Gostei muito.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Uma refeição bem gostosa, kiss
    Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.