quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um gigante chamado cogumelo

Estou rendida ao sabor dos cogumelos recheados e cozinhados no forno. Tem sido uma verdadeira surpresa, experimentar vários recheios e misturar sabores para verificar o resultado final. Cada um parece melhor que o anterior. Desta vez misturei couve roxa com bacon, funcho e queijo da serra. O sabor forte do queijo, a textura estaladiça das couves e o aroma do funcho revelaram-se uma óptima combinação, dando aos cogumelos uma cremosidade única e verdadeiramente deliciosa. Mas o verdadeiro segredo... são os próprios cogumelos. Sempre excepcionais. E gigantescos.

Cogumelos com bacon e queijo da serra


Ingredientes (para duas pessoas, como entrada):

2 cogumelos gigantes
1 cebola pequena
30 gramas de bacon
100 gramas de couve roxa
50 gramas de queijo da serra, amanteigado
Funcho (rama)
Azeite
Sal e pimenta

Fiz assim:
Arranjei os cogumelos e retirei-lhes o pé. Reguei os cogumelos com um pouco de azeite e salpiquei-os com sal. Coloquei-os num tabuleiro e levei ao forno pré aquecido a 220º durante cerca de 15 minutos. Entretanto, preparei o recheio. Numa frigideira, levei um fio de azeite ao lume e juntei a cebola, cortada em meias luas e o bacon em cubos. Deixei fritar durante 2 minutos e acrescentei a couve e os pés dos cogumelos, picados. Temperei com sal e pimenta. Adicionei o funcho picado e envolvi bem. Retirei do lume. Recheei os cogumelos com este preparado, intercalando com o queijo. Levei novamente ao forno só para derreter completamente o queijo. Servi.


Para saborear com calma, quente ou frio. Eu servi como entrada mas podem servir como refeição principal, acompanhados de uma boa salada de tomate e alface. Penso que, nesse caso, será melhor contar dois cogumelos por pessoa.


Leve e rápido de fazer, para se poder aproveitar, ao máximo, os últimos momentos que este Verãozinho breve nos proporcionou. Experimentem!



___

4 comentários:

  1. ADORO COGUMELOS RECHEADOS E OS TEUS FICARAM FANTÁSTICOS.
    PARA MIM SERIA UMA REFEIÇÃO PERFEITA.
    BJ

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro cogumelos recheados, esses teus cogumelos de tão grandes que são dá para alimentar uma casa inteira por dias!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também gosto imenso de cogumelos, muito boa sugestão!

    ResponderEliminar
  4. Oi Regina. Tenho visto vários pratos de cogumelos recheados, parece muito saboroso. Este seu deve ser bem gostoso.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.