Normalmente faço sopa uma vez por semana e depois vamos comendo nos dias seguintes. Ultimamente, por causa da temperatura mais elevada, confesso que não me tem apetecido fazer, nem sequer comer sopa. Na verdade, o tempo parece puxar mais para uma saladinha ou algo mais leve e menos quente. Assim, para compensar o facto de comermos menos legumes, resolvi fazer um peixinho grelhado e acompanhá-lo com uns legumes salteados. É uma óptima opção porque ficam deliciosos e são uma excelente companhia para os sargos.
Filetes de sargo grelhados com molho de manteiga e limão em cama de salteado de legumes com batatas
Ingredientes (para duas pessoas):
1 sargo grandinho (ou 2 pequenos)
Rama de funcho
Margarina
Sumo de 1 limão
1 dente de alho
Sal e pimenta
Legumes a gosto (usei cenoura, couve branca, couve roxa, nabo)
1 batata média
Azeite
1 dente de alho
Sal e pimenta
... para o caldo
1 cebola pequena
1 folha de louro
Espinha e cabeça do peixe
Fiz assim:
Abri o peixe em filetes e temperei-os com sal e pimenta e rama de funcho. Levei a grelhar até estarem dourados, de ambos os lados e reservei em local quente. Preparei o molho misturando a margarina com o alho numa caçarola pequena. Levei ao lume para derreter totalmente e deixei no fogo baixo até ferver, mexendo com uma colher de pau, para o alho libertar o sabor. Desliguei o lume e espremi o sumo do limão, misturando-o com a margarina. Servi o peixe regado com este molho.
Arranjei os legumes e a batata, lavando-os e cortando as couves em juliana e o resto em cubos. Cozi-os durante 3 minutos em água a ferver (usei a água onde levei a ferver, durante 10 minutos, a espinha e a cabeça do peixe com uma cebola, sal e uma folha de louro). Escorri bem e reservei. Entretanto levei ao lume uma frigideira funda com azeite e alho picado e salteei os legumes e a batata. Rectifiquei o sal e acrescentei pimenta de moinho. Retirei do lume e servi com o peixe.
Ficou realmente uma delícia. Os legumes ficam óptimos e o peixe torna-se menos enjoativo com o tempero do limão. Experimentem.
___
É uma refeição bem leve!
ResponderEliminarOi Regina. Que delícia, gosto muito de peixe.
ResponderEliminarUm abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br