terça-feira, 22 de maio de 2012

Um pudim chamado leite creme ou como fazer um doce numa tarde preguiçosa

Há dias assim... daqueles dias preguiçosos que se deitam no sofá com vontade de deixar os minutos correrem sem preocupações. Com vontade de mimos e pouco mais. Numa tarde dessas, num momento em que apetece, entre os mimos, adoçar a boca com sabores da infância, fui à cozinha e enfiei tudo na bimby. Fácil! No fim, tínhamos um delicioso leite creme e a vontade de o comer quente. Mas vencemos essa tentação e, ao sair do frigorífico, estava magnífico. Cremoso e delicioso. Mais parecia um pudim e foi isso que o tornou inesquecível, salpicado com carmelo líquido. Divinal.

Leite creme (versão pudim)


Ingredientes:

1 litro de leite
170 gramas de açúcar
40 gramas de amido de milho
6 ovos
casca de 1 limão
1 colher (chá) de essência de baunilha
Caramelo líquido

Fiz assim:
Coloquei tudo no copo da bimby e programei 12 minutos, temperatura 90º, velocidade 2 e 1/2. No final, retirei a casca de limão e deitei em tacinhas. Deixei arrefecer e levei ao frigorífico. No momento de servir, juntei um pouco de caramelo líquido, por cima do leite creme.


Nota: Este leite creme ficou mesmo muito espesso, a ponto de se lhe poder chamar um pudim. Curiosamente, esta textura agradou-nos bastante e acho que é uma versão de leite creme a ser repetida cá por casa.





Fonte: livro base da Bimby (antigo)

2 comentários:

  1. Estou num deses dias mas ainda tenho muito para fazer mas a meio do caminho comia bem uma dessas tacinhas :)

    beijinho

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.