quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

As delícias de um assado

Gosto de carne assada com batatas. Preferencialmente, quando é preparada pela minha mãe, numa assadeira de barro e que sai deliciosamente apetitosa do forno a lenha dos Cunqueiros, acompanhada pelo melhor arroz do mundo. O arroz de forno da minha mãe, com a crosta tão característica e a saber a morcela. Adoro! Mas desta vez não tinha cá o forno a lenha, nem a mãe para preparar a comida. Nem sequer tinha lombo para assar. De qualquer forma saiu este entrecosto, assado no meu forno de cozinha elétrico, acompanhado com as batatas temperadas à moda da minha mãe. Claro que não sabe à mesma coisa J mas é o que temos. E diz quem comeu, que estava muito bom.


Ingredientes (para duas pessoas):

500 gramas de entrecosto cortado em tiras
2 batatas médias cortadas em cubos grossos
1 decilitro de azeite
1 dente de alho
1 cebola
Sal
Pimenta
1 colher (sopa) de pimentão doce
1 colher (sopa) de manjerona
1 decilitro de vinho branco
1 raminho de salsa

Fiz assim:
Temperei o entrecosto com sal, pimenta, alho picado, o raminho da salsa e o vinho branco e deixei nesta marinada de um dia para o outro. Numa assadeira coloquei as batatase a cebola cortada em meias luas. Temperei com sal, pimentão doce, azeite e manjeronae envolvi bem para misturar os temperos. Juntei a carne com a marinada e levei ao forno a 220º durante cerca de 50 minutos. E servi.






E muito mais que assados, adoro túlipas e estas são lindíssimas, não são? J

3 comentários:

  1. Uma óptima sugestão para estes dias de frio!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Vim agradecer o comentário e conhecer o teu cantinho que não conhecia :)

    Eu adoro o entrecosto assim :)

    Beijinhos e até breve!

    ResponderEliminar
  3. Quem não gosta da boa comidinha da mãe? É incomparavél. E nós bem tentamos, mas é dificil igualar :) Um dia dirão o mesmo de nós, esperemos! :P E esse entrecosto ficou com um ar delicoso, pronto a ser devorado. Beijinho *

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.