quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A cor laranja num empadão de carne

Já há muito tempo que queria experimentar um puré de abóbora e optei por fazer um empadão, que ficou delicioso. A textura do puré é que não ficou com a consistência devida. Para a próxima tenho de levar isso em consideração e utilizar menos quantidade de leite.

Empadão de carne com puré de abóbora assada


Ingredientes:

(Para o puré)
1/2 abóbora hokaido
1/2 Kg de batatas
Azeite
Leite
1 ovo
Margarina
Sal, pimenta e noz moscada

(Para o recheio)
1/2 Kg de carne de vaca picada
2 declitros de molho de tomate
1 decilitro de vinho branco
Azeite
1 cebola
Sal e pimenta

Fiz assim:
Abri uma abóbora hokaido ao meio, retirei as pevides e salpiquei cada uma das metades com um pouco sal e um pingo de azeite. Levei ao forno quente, durante cerca de meia hora. Entretanto, descasquei as batatas e cortei-as em cubos. Transferi-as para o copo da bimby, temperei com sal e acrescentei o leite até quase até ao nível das batatas (considerando eu que depois ía acrescentar a abóbora assada, mas o melhor é colocar o leite só até ao meio do nível das batatas, como faço habitualmente, e depois acrescentar mais um pouco, se necessário). Programei 30 minutos na velocidade colher inversa, temperatura 90º. No final juntei a abóbora em cubos, um pouco de margarina e noz moscada e um ovo e bati 1 minuto na velocidade 4, mais 30 segundos na velocidade 7, mais 1 minuto na velocidade 4. Reservei.

O recheio: Num tacho, levei ao lume o azeite com a cebola picada. Acrescentei o molho de tomate, o vinho e a carne. Temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar.

Num tabuleiro de forno, coloquei metade do puré, coloquei o recheio no meio e cobri com o resto do puré. Polvilhei com pão ralado e levei ao forno bem quente durante cerca de 30 minutos.


Ficou uma delícia. O sabor adocicado da abóbora fez um excelente contraste com o picante da carne. Só é pena o puré não ter ficado na consistência que eu desejaria. Para a próxima há-de sair melhor.





___

7 comentários:

  1. Ficou com uma cor linda!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  2. Ficou com uma cor fantástica!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. esse empadão ficou com um aspeto magnífico. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ricardo.
      Obrigada e sê bem-vindo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Isto tem um ar divinal! Gostei da ideia.

    ResponderEliminar
  5. Hola chicas, la verdad es que llegue aquí por el color naranja del plato, pero realmente me ha sorprendido muy gratamente la receta y como tengo una buena producción de calabazas os prometo que lo probaré.
    Me ha encantado encontraros.
    Un besiño

    ResponderEliminar

Deixem aqui os vossos comentários porque são vocês que completam esta cozinha. Beijos e obrigada.