Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.(Ricardo Reis)
Bolo de chocolate vestido de festa
É de pessoas importantes que a nossa vida se preenche. E a grandeza que atribuímos a cada um depende, também, da relação que nos liga a essa pessoa. E as pessoas que nos são mais queridas merecem ser mimadas em ocasiões especiais. E foi um dois em um. Hoje fiz um bolo e, como era um bolo especial, vesti-o para a ocasião celebrativa. O resultado não defraudou ninguém. Estava deliciosamente tentador. Um verdadeiro pecado! E bolo que é pecado, é bolo de chocolate!
Foi mais uma delícia retirada da teleculinária de Março e já estava escolhido desde o dia em que a comprei, à espera da chegada deste momento. Porque para dias grandes, há sempre gestos especiais, mimos que vale a pena partilhar. Fiz poucas alterações em relação à receita original e deixo-vos a minha versão. Deliciem-se!
Ingredientes:
250 gramas de farinha com fermento
200 gramas de açúcar
150 gramas de chocolate em barra
100 gramas de manteiga
5 ovos
1 dl de óleo
manteiga para untar e farinha para polvilhar a forma
Recheio:
2 dl de natas
açúcar em pó
Cobertura:
200 gramas de chocolate em barra
1 colher (sopa) de manteiga
um dl de natas
morangos
Derreti o chocolate com manteiga no microndas e depois juntei os restantes ingredientes, excepto a farinha. Bati muito bem com a batedeira eléctrica e depois juntei a farinha e envolvi tudo. Deitei o preparado na forma untada e polvilhada e levei ao forno aquecido a cerca de 180 graus. Deixei cozer durante uma hora. Retirei do forno e desenformei para um prato de servir. Deixei arrefecer. Preparei o chantilly para rechear o bolo, com pouco açúcar e levei ao frigorífico. Levei o chocolate a derreter com a manteiga e as natas. Abri o bolo ao meio e recheei com o chantilly. Cobri com o chocolate e utilizei morangos para enfeitar. Bom apetite!
Este bolo foi uma forma de celebrar os anos do meu Rui, ainda que já com algum atraso, e também para fazer um brinde ao meu Pai :-)
Fonte: Teleculinária Especial - Março 2011